Processo de aprendizagem no ensino de Ciências mediado por jogo digital: defluência na memória e cognição

Natália Dias, Felipe Novaes, Marilena Rosalen

Abstract


Este trabalho acompanhou e analisou o processo de ensino e aprendizagem de Ciências no Ensino Fundamental II, em uma escola pública de Diadema/SP com a utilização do jogo digital Minecraft, liderado por participantes do Pibid- subprojeto Ciências, do curso de Ciências – Licenciatura, da Unifesp, considerando as características de desenvolvimento dos adolescentes, analisando a interferência do uso de jogos na memória, cognição, atitudes e comportamentos dos alunos, a fim de identificar os benefícios da estratégia de ensino. Para a realização da pesquisa, optamos por um estudo de caso qualitativo. Verificamos que: a utilização do jogo como estratégia de ensino influenciou na formação, evocação e manutenção das memórias, com isso os estudantes obtiveram ganhos cognitivos, de relação interpessoal- comunicação, todos estes vieses pela melhora da aprendizagem em ciências.

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